segunda-feira, 6 de junho de 2016

A Filosofia causa incômodo por seus questionamentos radicais. Mas sem provocações, o pensar humano seria vazio e a vida sem sentido!!

A Filosofia causa incômodo por seus questionamentos radicais.
Mas sem provocações, o pensar humano seria vazio e a vida sem sentido.

René Descartes (1596-1650), filósofo francês da modernidade, utilizou o veneno da dúvida para refutar os céticos, fundamentando racionalmente a ciência, a filosofia e a existência da consciência (sujeito pensante). 

Em sua obra "Meditações" Descartes expõe alguns argumentos para questionar a noção de realidade como um todo e chega a supor que viveríamos ao longo de nossa existência como marionetes, como vítimas de um gênio maligno poderoso que nos enganaria sobre tudo o que supomos ser verdadeiro.

Sobre o tema, segue abaixo informações e o link do Artigo: "REALIDADE OU ILUSÃO: A HIPÓTESE DO GRANDE ENGANADOR NA MEDITAÇÃO PRIMEIRA DE DESCARTES"

http://issuu.com/edgard94/docs/zanette_realidade-ilusao/1



Palavras-chave: Subjetividade, Descartes, Ceticismo.

Video-Aula 2. Parte 1 A estética/beleza do jogo de xadrez: Praggnanandhaa, R - Mestre internacional de Xadrez com apenas 10 anos de idade

Video-Aula 2.
A estética/beleza do jogo de xadrez: Praggnanandhaa, R - Mestre internacional de Xadrez com apenas 10 anos de idade

Tema: Partida de Mestres - A estética/beleza do jogo de xadrez

Autor da Análise: Edgard Vinícius Cacho Zanette

Explicação: Nesta vídeo-aula comentaremos uma das partidas do jovem enxadrista indiano Praggnanandhaa que é o MI (Mestre Internacional de Xadrez) mais jovem da história, pois o prodígio tem apenas 10 anos de idade.

Além dos aspectos "diretos" do jogo (os lances que decidiram a partida), mostraremos que a beleza de uma partida de xadrez pode remeter a alguns elementos físicos, sociais e existenciais, por isso devemos estar atentos aos seguintes aspectos do jogo de xadrez:

a) igualdade de condições  - Universalidade do pensar humano/como contraposição das distinções físicas, sociais e existenciais;

b) Aspecto Motivacional;

c) Autocontrole do "inferior" como elemento determinante para a superação diante de um adversário "superior";

d) Erro/Ausência de plano eficaz  de um GM (Grande Mestre) diante de um rival inferior e mais jovem;

e) No xadrez não devemos subestimar o adversário (evitar a presunção), e também não devemos nos amedrontar (evitar o desprezo por si mesmo).

Temos abaixo o acesso aos dois vídeos-aulas em nosso canal no YouTube:



https://youtu.be/vx95eOTI-RU


https://youtu.be/ZJEeBY-jGek