segunda-feira, 27 de junho de 2016

Fundamentos do Xadrez: Abertura Rui Lopez - Variante Schiliemann

Dizem que a vida imita o xadrez - Será?
 
Enquanto a primeira nos põe no jogo sem que tenhamos escolha de entrar ou não, pois ninguém pede para nascer! No xadrez, podemos escolher jogá-lo ou não, mas uma vez que entramos nele, seu mundo nos absorve.
 
Saber apreciar as coisas, escolher com sabedoria, planejar o que queremos, tudo isso é capital na vida como no xadrez.
 
Alguns entre os que não sabem jogar xadrez dizem que o jogo é babaquice, coisa de nerd ou de maluco.  
 
Mas nem preciso dizer que idiota é quem faz idiotice! Como diz Forest Gump!
 
Se tudo, ou quase tudo, tem um começo, como diz Aristóteles: O princípio é mais que a metade do todo!
 
No mundo dos tabuleiros, começar bem uma partida é essencial.
 
A abertura Espanhola ou Rui Lopez é uma das mais importantes da história do xadrez.
 
Caracterizada a partir dos lances: E4-E5; CF3-CC6;BB5 - Ela é elegante e sempre volta renovada para o cenário dos Matchs e Campeonatos Mundiais. A Rui Lopez é uma espécie de obra de arte, sua fineza permite jogos belos, criativos, completos. 
 
Os estudiosos do xadrez aconselham que todo enxadrista que queira progredir de forma consistente no xadrez tenha em seu repertório e pratique a defesa Rui Lopez, isto porque:
 
1) Quando bem jogada, seja de brancas ou de pretas, ela possui consistência posicional, mas também permite deixar o jogo com caráter dinâmico, de forma que há espaço para a tática;
2) Por tratar de planos de jogo a médio e longo prazo, suas partidas costumam ter início, meio e fim - o que é bom para aquele que quer progredir de forma consistente no xadrez - Na defesa Rui Lopez ocorre o contrário da defesa siciliana que, por exemplo, muitas vezes a partida termina na passagem da abertura para o meio jogo, considerando a agressividade do combate;
3) A Abertura Rui Lopez possui uma gama muito grande de variantes, o que torna seu estudo uma arma importante no repertório daquele que joga contra jogadores mais fortes, pois tanto as variantes posicionais quanto as agressivas, todas elas, quando bem jogadas, mantém um equilíbrio na partida que costuma diminuir o desequilíbrio de forças entre os adversários, o que é bom para o jogador mais fraco;
4) As posições típicas desta abertura propiciam padrões que orientam o enxadrista a não precisar decorar todos lances, mas a seguir planos estratégicos a partir das posições típicas;
5) A relação entre ataques e contra-ataques no centro, na ala da dama e na ala do rei, estas situações típicas da Rui Lopez exigem que o enxadrista pense muito sobre como jogar as posições, ao contrário dos esquemas mais fixos e dogmáticos de ataques e contra-ataques que ocorrem em aberturas como a siciliana. A abertura Rui Lopez faz pensar! De forma que do enxadrista esforço para ter sucesso em suas partidas, o tirando da zona de conforto.
 
Eis abaixo o link do nosso canal no Youtube, em vista de um primeiro vídeo que fiz sobre a Abertura Rui Lopez, e iniciaremos com estudos sobre o polêmico e interessante Gambito Schiliemann.



Vídeo no nosso canal do Youtube:

 
 
Obervação: Este vídeo é de nossa autoria e não deve ser comercializado ou utilizado para fins que não sejam pedagógicos.
As imagens utilizadas são públicas: www.pixabay.com